Juliano César
A sessão ordinária da noite de segunda-feira, 14, foi a última antes do recesso do meio do ano, na Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino. Na pauta, os parlamentares aprovaram três projetos. Também houve a presença do extensionista da Epagri, e da secretária de Educação, além de professoras da Creche Municipal. O vereador Jaci Taulentino Marcelino (União), foi o único ausente.
Sobre os projetos, os edis aprovaram o que trata sobre o Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis), destinado a promover a regularização de créditos tributários ou não, aos quais não foram quitados, como fato gerador até 31 de dezembro de 2024.
Também aprovaram o que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com instituições bancárias para a obtenção de empréstimos consignados aos servidores municipais. E, por último, o PL 020, ao qual altera lei artigos da Lei Municipal 1.330, sobre funções gratificadas no setor público.
Epagri
O extensionista rural da Epagri, Maurício José Antoniutti, usou a tribuna para convidar a todos para o XII Encontro Regional de Apicultores e Meliponicultores da Grande Florianópolis, o qual será sediado em Major Gercino.
Ofício
Vereador Eliomar Batisti, o Lio (MDB), solicitou ao Poder Executivo, a disponibilização de médico-veterinário para atendimento a criadores de gado e agricultores. “Principalmente para a região de cima, onde necessitamos vacinar nossos animais”, informou.
Secretária
A secretária de Educação, Fernanda Marques usou a tribuna para informar o salvamento de uma bebê de um ano e dois meses, que se engasgou na creche. Ela agradeceu imensamente as professoras que, rapidamente, salvaguardaram a saúde da criança.
O assunto foi abordado na casa, na sessão anterior, após Jaci Marcelino relatar o ocorrido. Porém, segundo a secretária, em nenhum momento o vereador procurou-a para saber sobre a situação. “Ficamos à disposição sempre, para todos os vereadores que queiram saber informações da Secretaria de Educação, para que não haja manifestações precipitadas”, destacou. Ela informou que haverá, em breve, o Curso de Primeiros Socorros para a área da Pedagogia, além da implantação da Lei Lucas, que trata sobre o tema.
Palavra Livre
Para os vereadores de situação, Jaci foi agressivo com a situação da creche. “Ele não foi atrás de ninguém para ter uma explicação. Só temos é que agradecer as professoras por ter resolvido rapidamente essa situação”, destacou o vice-presidente, Márcio Werlich (PP). “Nós temos aqui é que pedir desculpas a todas as profissionais da creche, pela forma de como essa situação foi tratada aqui na Câmara”, disse Diogo Castro (PL). “Chegou essa informação aqui de uma forma tão agressiva, tão bruta, quando deveria ter sido o contrário, ou seja, de parabenizar as professoras, por esse salvamento”, desabafou a presidente, Viviane da Silva Batisti (PL).
Já o situacionista Edson Rubik (União), fez a defesa do colega de bancada, mas também elogiou a agilidade das profissionais da creche. “E é importante esse curso de primeiros socorros que haverá em breve”, disse.