A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na quinta-feira, 6, o 2º Fórum de Turismo, no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, Morro da Cruz.
Em torno de 60 inscritos participaram do evento, entre eles, profissionais da área da Grande Florianópolis, além da presença de uma comitiva da cidade de Santa Cruz, do Rio Grande do Norte.
A abertura aconteceu às 9 horas, com a presença do prefeito municipal, Tiago Dalsasso, secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, pároco da Paróquia São Virgílio, Pe. Pedro Schlichting, e reitor do Santuário Santa Paulina, Pe. Aldo Lisboa.
“Abordar o turismo e suas vertentes é muito importante não só para Nova Trento, mas para unir cada vez mais os municípios participantes”, comentou o prefeito.
Para o secretário de Cultura e Turismo, o Fórum foi essencialmente uma troca de experiências. “As nossas expectativas foram alcançadas. Conseguimos alcançar o público e tivemos bastantes comentários positivos sobre o evento”, completou Rodrigo.
A coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São João Batista, Daiane Martins, analisou que o fórum “agregou muito o conhecimento, achei bem legal essa troca entre as cidades. E vejo que nossa região, se nos unirmos, vai ser de grande valia crescermos juntos”.
Palestras e debates
Após a abertura, teve início a primeira palestra com a Coordenadora da Instância de Governança Regional do Turismo da Grande Florianópolis, Audrey Soares Rembowski, que abordou a região turística como Instância de Governança Regional (IGR). Em seguida, foi realizado um debate sobre o tema abordado.
Já às 10h40, teve início a palestra sobre a Importância do Posicionamento Turístico, com a Docente do Ensino Superior e Consultora do SENAC (SC) no eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Gastronomia, Fabiana Roeder.
Após o debate, os participantes almoçaram no restaurante Morro da Cruz, com apresentação musical do cantor neotrentino Valmir Bertotti.
No período da tarde, foi tratado o tema “Turismo Cultural: Um Case de Sucesso”, com o diretor da Casa de Cultura de São José, Charles Colzani. Em seguida, o Diretor de Sustentabilidade do Santuário Santa Paulina, Marcos Jaboski, acompanhado da Irmã Célia Bispo, falou sobre o tema Turismo Religioso.
Na sequência, foi oferecido um café da tarde aos participantes, e uma visita guiada ao Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, seguido de uma confraternização final com a apresentação do músico Micael Graciki.