Mais de 40 mulheres estiveram reunidas na Casa da Cidadania na quinta-feira, 28, para o Encontro de Mulheres em alusão ao Outubro Rosa, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Nova Trento.
O evento teve o intuito de debater a prevenção do câncer de mama e de útero, além do empoderamento feminino. A ação integrou as ações da secretaria no acompanhamento das famílias do município.
Estiveram presentes a presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Círia Aragão Zunino, a voluntária da Rede Feminina de São João Batista Maria Elizabeth Zunino Booz, a Beta, voluntárias da Rede Feminina de Nova Trento, a chefe de Gabinete Fabiana Machado e membros da Secretaria Municipal de Educação.
Na mesma semana, a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Nova Trento realizaram um mutirão para o exame preventivo, na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro.
A secretária Marineidi Montibeller e voluntárias da Rede acompanharam a iniciativa que teve horário estendido e a presença de mais de 60 mulheres.
Campanha
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018.
E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.