O Programa Identidade Jovem ou, simplesmente, ID Jovem é um documento que possibilita o acesso de jovens de baixa renda a diversos benefícios, como o da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e o de vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual.
Para estar apto ao programa, é necessário ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A ID Jovem é emitida gratuitamente pela Secretaria Nacional da Juventude pelo site https://idjovem.juventude.gov.br ou, então, pelo aplicativo ‘ID Jovem 2.0 (Oficial)’ (atualmente disponível apenas para dispositivos com sistema Android).
Para que a emissão possa ser realizada, é preciso que o jovem beneficiário saiba seu Número de Identificação Social (NIS) e que seu cadastro junto ao CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses. A validade da ID Jovem é de 180 dias e, ao término deste prazo, é necessário emiti-la novamente, quando são verificados se os requisitos para sua obtenção foram mantidos.
Em São João Batista, dos 890 jovens que estariam aptos a participar do programa, apenas 12 atualmente estão com a ID Jovem ativa. Como forma de incentivar a adesão ao programa, a Secretaria Municipal de Assistência Social passa a disponibilizar auxílio para a geração do documento. O atendimento ocorrerá todas as segundas-feiras, das 13h às 17h, na própria Secretaria (rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 210, bairro Jardim São Paulo). É necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF.