Juliano César
A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer se reuniu nesta semana em São João Batista, no Tri Hotel, para uma importante reunião da Diretoria-Executiva. Foram dois dias de trabalho – segunda-feira, 27, e terça-feira, 28, – com o objetivo de prestar contas desse ano, além do planejamento para 2022.
Elas foram recepcionadas no hotel e, depois, realizaram uma visita na empresa Ala, onde puderam conhecer a fabricação do calçado feminino. Para a presidente da Rede Estadual, a batistense Maria Círia Aragão Zunino, o encontro foi produtivo. “De uma ótima sintonia, com bastante intervenções, trocas de ideias e experiências”, analisa.
A diretoria debateu sobre a possibilidade de encontros regionais – Norte, Sul, Leste e Oeste – o que facilitará o deslocamento e a participação dos municípios.
Outro assunto em voga foi o Outubro Rosa, campanha que tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que 66 mil mulheres deixaram de realizar o preventivo em Santa Catarina, devido à pandemia.
Segundo a presidente, a Rede Estadual é como se fosse um ‘guarda-chuva’ para as demais redes do estado. “Levamos as informações necessárias das políticas da entidade, além de fazermos as visitas nos municípios e apoios em campanhas”.
Novas Redes
Ainda em 2021, se realizará o I Encontro Estadual das Redes, no dia 23 de novembro, no Hotel Golden, em Florianópolis. Dos 295 municípios de Santa Catarina, 70 possuem Rede Feminina. E, em breve, mais seis vão se instalar: Ponte Serrada, Forquilhinha, Armazém, Biguaçú, Penha e Tijucas.
Homenagem
No dia 15 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina vai homenagear os 60 anos da Rede Feminina Estadual, na cidade de Cunha Porã, no Oeste, terra do presidente da Alesc, Mauro de Nadal.
Quem compõe a Diretoria Executiva
Maria Círia Aragão Zunino, de São João Batista (presidente), Christina Dorigatti, de Blumenau (vice); Silvana Barros da Costa, de Pinhalzinho (secretária), Tânia Regina Back Becker (segunda secretária); Olívia Schulz Fendriech, de São Bento do Sul (tesoureira), Alice Luiz Morinoski, de Garopaba (vice-tesoureira); Sônia Rieg Fischer, de Brusque (coordenadora do Grupo de Apoio); Eliane Ximenes, de Blumenau (coordenadora de promoções), e Tadeu Pedro Vieira, de São José (coordenador de projetos).