O projeto piloto nacional ‘Auxílio-Inclusão’ foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira, 30, em São João Batista. O evento realizou-se no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, e contou com a participação on-line da secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia. Já o diretor Nacional de Benefícios Assistenciais, André Rodrigues Veras, e a diretora da Proteção Social Básica, Cássia Fernandes.
O projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho de Pessoas com Deficiência que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e, ao mesmo tempo, viabilizar o atendimento por empresas locais das cotas previstas na Lei Federal n° 8.213. Sendo incluída no mercado de trabalho, a pessoa receberá o salário da atividade que exerce e o valor do Auxílio-Inclusão (correspondente a meio salário mínimo). Caso a relação de trabalho termine, o beneficiário pode solicitar ao INSS a reativação do BPC.
A iniciativa será implementada a partir de uma parceria da Administração Municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Nacional de Assistência Social. O projeto conta, ainda, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Esta iniciativa incentivará e viabilizará ao beneficiário com deficiência do BPC a conquista de maior grau de independência e autonomia”, destaca a secretária municipal de Assistência Social de São João Batista, Rúbia Alice Tamanini Duarte.
“Estamos ansiosos para receber o projeto. Por meio dele, os beneficiários com deficiência do BPC irão ter mais oportunidades de emprego e as indústrias mais facilidade ao cumprimento das cotas para pessoas com deficiência”, complementa o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir Manoel Atanazio dos Santos.