Nesses primeiros cem dias da atual legislatura da Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino, sete projetos do Poder Executivo já entraram na casa e foram analisados e aprovados, além de um projeto de resolução.
Três requerimentos também já passaram pelo Poder Legislativo, que se somam aos três pedidos de informações, 17 indicativos e uma moção de apelo. Esses são os principais números deste início de trabalho de 2021.
Para o presidente Augustinho Orlandi (PSL), a atual legislatura demonstra harmonia entre os colegas de bancada, o que facilita o trabalho entre todos.
“Isso é importante. Claro que há as posições de situação e oposição. Mas, dentro de todo um contexto, nossos vereadores têm demonstrado tranquilidade e discernimento”, analisa.
Entre os principais projetos que já passaram pelo crivo dos vereadores está o que nomeou o educandário do interior de Escola Municipal Pinheiral Natalino Giacomelli.
Também houve o que concedeu transporte coletivo intermunicipal aos estudantes universitários, inclusive do interior.
Ainda na área da educação, aprovou-se a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Da mesma forma, a Câmara autorizou o município a firmar acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Instituo Geral de Perícia (IGP).
Os edis também aprovaram o projeto de resolução do Poder Legislativo, que devolverá ao Poder Executivo bens inservíveis da Câmara de Vereadores.
Por outro lado, uma moção de apelo foi assinada pelos vereadores e endereçada ao Governo do Estado, com o objetivo de melhorar as estruturas das rodovias que cortam o Vale do Rio Tijucas: a SC-410, trecho de Tijucas a Nova Trento, e a SC-108, trecho de São João Batista a Major Gercino.
Velório
A sessão desta semana realizou-se na noite de quinta-feira, 15, pois na segunda-feira, 12, o ex-vereador José Frutuoso Filho foi velado na sede do Poder Legislativo. Na próxima segunda-feira, 19, haverá sessão normal.