A Prefeitura de Tijucas recebeu na noite de quarta-feira, 27, a Licença Ambiental Prévia para a construção dos molhes e Dragagem da Foz do Rio Tijucas. O documento chega uma semana após o município confirmar a autorização da Marinha do Brasil para dar continuidade ao projeto de construção de dois molhes na foz do Rio, uma das iniciativas mais esperadas pela comunidade há muitos anos.
Além de contribuir para a segurança, a obra terá impacto direto na prevenção de alagamentos. O assoreamento registrado nas últimas décadas reduziu a vazão do rio e aumentou o risco de enchentes que afetam moradores e comerciantes. Com os molhes e a dragagem da Boca da Barra, o fluxo de água será otimizado, reduzindo danos e garantindo maior proteção ao patrimônio.
O setor náutico, já consolidado como atividade econômica de destaque em Tijucas, também será fortalecido. A melhoria das condições de navegação deve ampliar investimentos privados, gerar empregos qualificados e aumentar a arrecadação de tributos que alavancam o poder de investimento do poder público.
Agora a Prefeitura de Tijucas deve definir as fontes de financiamento para a execução da obra.
“É com imensa alegria que compartilho o recebimento da Licença Ambiental Prévia para Construção dos Molhes e para Dragagem. Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos. Mais do que nunca, acredito que vai dar certo! O melhor está por vir”, comemorou o prefeito Maickon Sgrott.
A iniciativa tem o apoio do governador Jorginho Mello e do secretário estadual do Meio Ambiente, Emerson Stein, que atuam para acelerar processos e garantir recursos.
A última dragagem da Boca da Barra ocorreu há mais de duas décadas, durante a administração do então prefeito Uilson Sgrott, pai do atual prefeito.