Juliano César
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),em parceria com a Prefeitura de Major Gercino, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, lançou na noite de segunda-feira, 23, na Câmara de Vereadores, o projeto Cidade Empreendedora.
O Programa é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.
O objetivo é atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.
O foco é a melhoria do ambiente de negócios, fomento ao empreendedorismo e promoção da competitividade empresarial. “É um programa que vem pra somar e desenvolver a economia local”, destaca o secretário Claudir Ernane Albanaes.
Algumas das estratégias de atuação do projeto está em possibilitar uma visão sistêmica do território. Também a atuação direta junto ao poder público, como um agente mobilizador, facilitador e fomentador do desenvolvimento.
O Cidade Empreendedora se organiza em dez eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.
As soluções de intervenção do Sebrae nos municípios piauienses serão executadas em 3 anos e acontecem em três níveis: básicas, intermediárias e avançadas. Essas soluções sofrem adequação conforme a necessidade verificada no Planejamento Estratégico com foco no Desenvolvimento Econômico.