A Prefeitura de Porto Belo anunciou nesta terça-feira, 24, o cancelamento da tradicional festa de Réveillon na Praia do Baixio e também a chegada do Papai Noel, que acontece todos os anos na Praça da Bandeira. A medida foi tomada em busca da proteção da população em relação ao coronavírus.
O município utiliza como base a Portaria SES nº 348, de 22 de maio de 2020, que estabelece a proibição de festas e atos que levem à aglomeração de pessoas em ambiente públicos ou privados, internos ou externos. A região da Costa Esmeralda segue em risco potencial grave (cor laranja) quanto ao coronavírus, com alta transmissão da doença.
Além da queima de fogos, o Governo Municipal através da Fundação da Cultura distribui todos os anos, na festa de Réveillon na Praia do Baixio, frutas e espumantes, o que aumentaria o risco de transmissão do covid-19. Durante a tradicional chegada do Papai Noel na Praça da Bandeira, o Município também distribui balas e brinquedos para as crianças. Ambos os eventos reúne milhares de pessoas.
O prefeito de Porto Belo Emerson Stein lamenta o cancelamento das festividades, mas confirma que esta é uma medida de proteção e cuidado para com a saúde da população. “Nós recebemos milhares de turistas durante a temporada de verão, que durante as festividades de final de ano, se unem à nossa população para comemorar. O risco de transmissão do coronavírus em momentos como estes é muito alto, mesmo que as festas aconteçam em ambiente externo. Seguiremos a portaria do Governo do Estado que está em vigor e deixaremos as comemorações para os próximos anos, com mais segurança” – explica Emerson.