No palco internacional da música, os alunos da Associação de Orquestras do Vale do Rio Tijucas (Aovarti) brilharam no 27º Encuentro Internacional Jóvenes Músicos de Viña del Mar, no Chile, de 10 a 14 de janeiro. Mas o que tornou essa jornada ainda mais extraordinária foi o apoio massivo que transcendeu fronteiras e uniu corações de diferentes partes do Brasil.
Originária do município de Canelinha, a Aovarti conquistou não apenas o palco chileno, mas também o coração de apoiadores vindos de diversas localidades. Desde o Vale do Rio Tijucas até Florianópolis, e de cidades espalhadas pelo estado de Santa Catarina, a associação recebeu um suporte caloroso que não conheceu limites geográficos.
A solidariedade se manifestou de maneiras diversas, desde doações generosas até a participação em rifas e pedágios organizados pela Aovarti
O apoio não se restringiu apenas ao estado de Santa Catarina. Cidades como Cuiabá/MS, João Pessoa/PR, Curitiba/PR, além dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, entre outras, contribuíram para o sucesso dessa viagem musical. A Aovarti ressalta que, se começasse a citar nomes, correria o risco de esquecer alguém, tamanha foi a mobilização.
Desde 2009, alunos e professores de Canelinha SC participam do Encuentro Internacional Jóvenes Músicos de Viña del Mar, e cada edição é marcada pela evolução, aprendizado e pelo intercâmbio cultural enriquecedor.
Do Vale do Rio Tijucas, também se destacou a participação dos alunos de violino da (Aamut), de Tijucas, SC, que trouxeram sua melodia única para enriquecer ainda mais essa experiência musical.
O projeto de violino de Canelinha é financeiro pelo Fia e CMDCA de Canelinha , Prefeitura Municipal de Canelinha e Coordenação de cultura de Canelinha.