Durante a manhã de sábado, 9, o Município de Nova Trento reuniu-se com a Comune (Prefeitura) italiana Altopiano della Vigolana, para prosseguir com o pacto de amizade, celebrado em 2017 entre as cidades. O encontro foi realizado de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet.
O prefeito Tiago Dalsasso, o vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher e o diretor do Centro de Memória, História e Patrimônio, Juliano Martins Mazzola, coordenaram a reunião em Nova Trento.
“Estreitar os laços com Altopiano della Vigolana é reforçar as tradições e o conhecimento trazido pelos imigrantes que se instalaram em Nova Trento há pelo menos 150 anos e fizeram desta terra uma cidade com muita história para contar”, ressaltou o prefeito.
Também participaram do encontro, a chefe de gabinete, Fabiana Machado, a secretária de Assistência Social, Samanta Lazzarotto Franzoi, a secretária do gabinete, Thailine Camargo Farias, o vereador e presidente do Circolo Trentino di Nova Trento, Jucelino Chini, a presidente da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), Lílian Spengler Dalbosco, e a diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Helena Rosa.
Representando a Comune, estiveram presentes o prefeito Paolo Zanlucchi, a vice-prefeita, Michela Pacchielat, o assessor de Agricultura, Floresta, Caça e Pesca, Mauro Zamboni, a assessora de Assistência Local, Voluntariado, Oportunidades e Instruções, Nadia Martinelli, a assessora de Política Jovem, Social e Comunitária, Jessica Dellai, o assessor de Proteção Civil, Ambiente e Mobilidade, Marcello Sadler.
Do Consiglio Comunale (Câmara Municipal), estavam presentes a presidente, Patrizia Montermini, e os consiglieri (conselheiros), Andrea Facchini, Federica Pasqualini, Paolo Bridi e Stefano Vernuccio. A representante da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Irmã Anna Tomelin e Irmã Marli também participaram do encontro.
Neste primeiro momento, o grupo debateu a Mostra Il Viaggio di Amabile, em virtude das comemorações do Dia de Santa Paulina, 09 de julho. Também foi discutida a vinda de uma delegação de Altopiano della Vigolana para Nova Trento no mês de novembro deste ano.
“É muito importante estreitarmos os laços com a nossa terra de origem, tanto para celebrar as tradições em comum, como para recuperá-las. Entre elas, destaco o dialeto trentino, que está retornando às escolas do município por meio do Centro de Memória”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher.