Os preparativos para o 1º Festival Gastronômico de Nova Trento estão a todo vapor. A cidade, com pouco mais de 15 mil habitantes, possui uma forte cultura italiana e nada mais justo que utilizar a culinária local para projetar o município no Estado.
Com menus exclusivos, escolhidos e elaborados pelos profissionais da cidade, o circuito tem como proposta resgatar as origens italianas e utilizar, especialmente, iguarias locais para a produção dos pratos.
O evento vai acontecer entre os dias 1 e 17 de abril, com 17 estabelecimentos confirmados. O nome Cottura, que significa cozinhando, foi escolhido pelo fato de que cozinhar não é apenas um prato. Mas sim, “a arte de usar a comida para criar felicidade” (Theodore Zeldin). E nisso, o italiano é craque. Reunir a família em torno da mesa para saborear uma refeição de qualidade, acompanhado de um bom vinho.
Visando o sucesso do evento, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Sebrae SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Desde o ano passado, os participantes frequentam oficinas, palestras e rodas de conversas, além de capacitações com especialistas do Sebrae – Regional Foz do Itajaí. As consultorias orientam os profissionais desde a escolha das iguarias, com a valorização de ingredientes da produção local e produtos catarinenses, a construção do menu, elaboração do valor e a identidade dos estabelecimentos.
Para o secretário de Turismo de Nova Trento, a gastronomia é um importante instrumento de identidade cultural de uma localidade. É algo que está em contato direto com quem os visita, pois mesmo que não pernoite na cidade, o visitante em algum momento vai saborear algo que pertença à gastronomia local.
“O Festival Gastronômico Cottura é a forma que encontramos para fomentar a culinária local, por ser uma das nossas características culturais, é a oportunidade para torná-la ainda mais fortalecida; proporcionando assim, uma imersão maior do visitante, nos costumes e modo de vida local”, esclarece Rodrigo Bonecher.
Além de posicionar Nova Trento em destaque no mapa da gastronomia catarinense, o gerente da Regional Foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, reforça a importância do Festival no estímulo à recuperação do setor.
A proposta das consultorias, segundo ele, é estimular o fluxo turístico. E ainda, fortalecer a cadeia produtiva. “Nossos especialistas têm como meta orientar e integrar produtores, restaurantes e consumidores, para valorizar o cultivo local, e assim, reconhecer a identidade, história e memória de Nova Trento por meio de sua gastronomia”, ressalta.
Estabelecimentos confirmados
O 1º Festival Gastronômico de Nova Trento vai acontecer no formato de circuito nos próprios estabelecimentos. Dentre os 17 já confirmados, estão restaurantes, cervejarias, vinícolas e cafés que vão apresentar a diversidade da gastronomia local.
Confira abaixo a lista dos participantes:
Torento Sushi Bar;
- Pousada Cantina Italiana;
- Pousada Portal do Vígolo;
- Pizzaria di Iggio e Ivete;
- Restaurante Morro da Cruz;
- La Torre do Vinho Vô Luiz;
- Vinícola Castel;
- Bar e Cancha do Pinho;
- Vinhos Girola;
- Cervejaria Al Fero Birrificio;
- Restaurante Trevo;
- Confeitaria e Café Roberta Sgrott;
- Pousada Sítio Nona Lurdes;
- Beer Lounge Choperia;
- Pizzaria Mantoanelli;
- Churrascaria Dalla Brida e,
- Natalina Pousada e Restaurante.