Isabella Pereira – 8º ano
Em 17 de março de 1836, quando a imigração italiana chegou para iniciar a Colônia Nova Itália às margens do Rio Tijucas, as terras foram divididas entre essas famílias que para província de Santa Catarina vieram em busca de uma vida mais próspera. As terras recebidas pela Companhia de Colonização Demaria & Schutel foram divididas entre as famílias italianas e também, entre as famílias caboclas que acompanhavam essa imigração europeia. Entre os italianos havia critérios, como quando os homens que estavam solteiros recebiam pouca terra e os casados obtinham a concessão de terras maiores para morada e para o trabalho na agricultura. Outro critério era o número de filhos homens na família.
Entre os imigrantes sardos estava Giuseppe Busano, da região do Piemonte, hoje território da Itália. Busano veio para o Brasil com a namorada Magdalena, da família Montado. O pai da moça era o também imigrante, Antonio Montado, que além da esposa e a jovem, trouxe mais uma criança. Para receber um pedaço de terra mais “generoso”, em terras católicas, Giuseppe e Magdalena precisavam unir-se pelos laços sagrados do sacramento do Matrimônio. O que o aconteceu em 25 de setembro de 1837, na Igreja Matriz da Vila de São Miguel da Terra Firme, hoje território do município de Biguaçú.
O deslocamento para tão longe da recém-formada Colônia, para consumarem a união perante Deus, foi devido à falta de sacerdotes entre as colonizações mais próximas do Rio Tijucas. A primeira igreja de São João Batista só foi viabilizada em 1842, e mesmo assim não foi construída imediatamente, alguns anos se passaram até que suas paredes fossem erguidas. A Colônia Nova Itália, por muitos anos, contou apenas com um pequeno oratório em homenagem a São José, como local de oração, e por isso, São Miguel e depois Porto Belo, foram as vilas onde os imigrantes obtinham sacramentos, como o batismo e o matrimônio.
Giuseppe e Magdalena viveram como agricultores, plantando algodão, café, dentre outras culturas. A família Busano por muitos anos viveu na Colônia, de onde seus filhos partiram para o mundo.