O prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), garantiu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recursos para a construção de uma creche no Centro da cidade.
As tratativas finalizaram-se durante esta semana, quando o prefeito esteve na sede do FNDE, órgão vinculado ao Ministério da Educação, em Brasília.
Além dele, o secretário de Planejamento, Rogério Resner, também viajou à Capital Federal, sendo que eles foram recepcionados pelo presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, junto com o deputado estadual Fábio Schiochet (PSL).
O FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, disponibiliza o Projeto Proinfância Tipo 1, modelo de projeto padrão de educação infantil.
Esse modelo de creche tem capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. “Estamos felizes e satisfeitos com o deputado Fábio (Schiochet) por abrir as portas em Brasília para Major Gercino, além do próprio presidente do FNDE”, destaca Kammers.
Com essa ida ao Distrito Federal, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação já liberou R$ 1 milhão em recursos, sendo que o total de investimento é de quase R$ 3 milhões. “O restante será repassado de acordo com o andamento da obra”, informa o secretário Rogério Resner.
A construção da creche visa atender a uma antiga reivindicação das mães de Major Gercino, que desejam trabalhar, mas encontram dificuldades pela falta de um local adequado para deixarem os filhos. “Será uma das obras mais importantes de nossa cidade”, declara o prefeito.
Além da futura creche, outras duas grandes obras na área da educação seguem em Major.
Na região central, é a reforma e ampliação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Locks. Já no distrito de Pinheiral, é a construção da nova Escola Municipal do Pinheiral.