Nesta quinta-feira, às 14h, o Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, atenderá uma comitiva de São João Batista, de forma online. Participarão da reunião representantes do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), prefeito Daniel Netto Cândido e Associação Comercial e Industrial.
A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Altair Silva, por meio da Frente Parlamentar em Apoio aos Setores Calçadistas e de Componentes para Calçados. O objetivo é discutir os pleitos do setor, que sofre com os impactos econômicos provocados pela pandemia da covid-19.
Desde o início do isolamento social até agora, o setor calçadista e de componentes já amarga 2,5 mil demissões.
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, destaca que o principal problema enfrentado pela indústria calçadista é o cancelamento de pedidos, e a postergação do pagamento das compras já consolidadas.
Já o presidente do Sintrical, Everton Quirino dos Santos, diz que está preocupado com a saúde dos trabalhadores, mas também com a perda dos postos de trabalho.
Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a produção de calçados deve encolher pelo menos 49% no segundo trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
A crise já fez com que o setor no Brasil perdesse 26,5 mil postos de trabalho. A queda será somada a um revés de 14,2% nos primeiros três meses do ano, o que deve resultar em uma retração de, pelo menos, 31,8% no primeiro semestre. “Estamos preocupados com o setor, que é o motor da economia local. Através da Assembleia Legislativa, vamos juntar todos os esforços para ajudar o setor a se recuperar em Santa Catarina”, diz o deputado.
Ele ressalta que é preciso que o Governo do Estado adote medidas para salvar o setor. “E é isso que vamos debater junto com o secretário”.