Juliano César
A programação religiosa do feriado de Corpus Christi em São João Batista contou com três momentos, na quinta-feira, 16.
O primeiro foi pela manhã, na Capela São Sebastião, no distrito de Tigipió. Realizou-se missa e procissão. Já no período da tarde, houve a celebração da santa missa e procissão, na Igreja Matriz, no Centro. Também a tarde, a Comunidade Bethânia, no bairro Timbezinho celebrou missa no Centro de Eventos, que foi aberta ao público.
Segundo o padre Élio Grings, pároco de São João Batista, o feriado de Corpus Christi tem uma importância muito grande para os católicos. “É a nossa adoração e a certeza da presença de Jesus Eucarístico, que se faz presente na eucaristia. Que diz, isto é meu corpo e meu sangue. E toda vez que comungamos temos a certeza que estamos recebendo Jesus Cristo. É o nosso alimento espiritual, que dá força para todos nós. E com alegria, celebramos e adoramos”, destacou.
Todos os municípios do Vale do Rio Tijucas tiveram celebrações nesta data. E em Nova Trento realizou-se uma festa que é tradição e acontece há décadas na Capela Santo Estanislau, na localidade de Valsugana, interior do município. Todo ano, a comunidade local e moradores de outros municípios participam da festa religiosa.
Sobre a data
O Corpus Christi, feriado em que é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia, é comemorado em várias cidades brasileiras através dos tapetes de serragem. Neles, os fiéis ‘desenham’ cálices, pães, vinhos e outros elementos que lembram o sacramento da comunhão.
Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização.
Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém. A tradição cristã conta que, na ocasião, as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias.