O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Nova Trento, promoveram na terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, uma capacitação regional da Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
A capacitação foi realizada pela Escola de Gestão Municipal (EGEM), com o objetivo de instrumentalizar os técnicos que farão a escuta especializada sobre como ocorre o processo de entrevista. Outros pontos como a legislação e o desenvolvimento infantil também foram abordados.
Os encontros aconteceram no Salão Paroquial, pela manhã e tarde, onde reuniram-se os técnicos da política de assistência social, saúde, educação, da APAE, segurança pública e representante da aldeia indígena dos municípios de Nova Trento, São João Batista, Canelinha e Major Gercino.
“Foi um momento de muito aprendizado e troca entre os municípios, saímos mais fortalecidos e preparados para lidar com situações onde requer atenção, acolhimento e empatia enquanto rede de proteção”, destacou a secretária de Assistência Social e Habitação, Samanta Lazzarotto Franzoi, que também é presidente do CMDCA de Nova Trento.