Com o objetivo de promover a atividade turística da cidade de Canelinha, a Coordenadoria de Turismo do município e o Sebrae/SC, se reuniram para firmar a construção do Plano Municipal de Turismo. A iniciativa prevê o mapeamento dos potenciais turísticos mais emblemáticos da cidade e a historicidade de cada um, tornando visível o ecoturismo, turismo rural, religioso, gastronômico e de aventura. A expectativa é de que as ações sejam colocadas em prática até o fim do ano.
Canelinha possui área territorial de 151,409 km² e variados atrativos turísticos que poderão ser explorados. Na localidade há o Morro da Pipa, ideal para prática de voo livre, onde sobrevoam pessoas há mais de 40 anos, com vários campeonatos já realizados nas modalidades de Asa Delta e parapente, rodeios promovidos pela Fazenda Silva Neto e a tradicional Festa de Sant’Ana que anualmente, em julho, homenageia a padroeira do município. É em Canelinha, que está uma das maiores pistas de motocross da América Latina, sendo sede de etapas mundiais do esporte.
Na cidade também está a Casa Sant’Anna, uma construção de 1902 restaurada no estilo original, e que hoje, abriga um museu para a preservação da história e cultura canelinhense. Além disso, Canelinha possui uma gastronomia diversificada, um turismo rural que enriquece e valoriza a agricultura familiar e também o turismo religioso, sendo a cidade passagem que leva até o santuário de Santa Paulina.
Segundo a Coordenadora de Turismo de Canelinha, Janaira Reis, a adesão ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae contribuirá para a valorização do município. “O plano trará novas vertentes econômicas e colocará a cidade no mapa do turismo catarinense. Canelinha quer começar “do zero”, estruturando as burocracias e dando o valor ideal ao Turismo que o município possui”, ressalta.
De acordo com o gerente Regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho, Canelinha é conhecida como a Cidade da Cerâmica devido a movimentação econômica do setor. “Queremos que além da Cidade da Cerâmica, Canelinha se torne um local atrativo e traga turistas de todos os lugares do Brasil para conhecer a região e ver o que ela tem de melhor, tanto no ecoturismo, no turismo religioso e na gastronomia”, destaca.