Malcon Gustavo Tonini – Professor e mestre em História
Considerado fundador do município e um dos desbravadores do vale do Rio Tijucas, o Capitão de Milícias João de Amorim Pereira chegou às terras onde hoje é o Centro de São João Batista e estabeleceu-se desde 1834.
O nome da cidade está relacionado a uma capela dedicada ao personagem bíblico João Batista (o padroeiro), construída pelo Capitão.
O pequeno oratório erguido junto de sua residência, para enaltecer e festejar anualmente o santo católico, fez com que o lugarejo passasse a ser conhecido como São João Baptista do Alto Tijucas Grande.
As origens do “fundador” de São João Batista, são a freguesia (vila) de São José, onde o Capitão nasceu em 1784. Quando iniciou a sua própria vila,junto de sua família e pessoas escravizadas à margem direita do rio Tijucas, quase na confluência do rio do Braço (próxima à praça em frente à Igreja Católica Matriz), já era um senhor com 50 anos de idade.
As terras ocupadas em 1834 pelo luso-brasileiro, já eram de sua posse, mesmo antes de sua chegada, pois o Capitão naquele momento da história havia recebido do Estado a árdua tarefa de colonizar nossa região e, portanto, a partir desse momento, se tornou governante pela graça de Deus e uma autoridade política em sua época.
*João Batista (2 a.C.-27), ou São João Batista, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo.