Entre os dias 21 e 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma iniciativa anual que visa promover a conscientização, a inclusão e o combate ao preconceito contra pessoas com deficiência.
A campanha, que é celebrada em todo o país, é organizada pela Federação Nacional das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e, para este ano, tem o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social, dar visibilidade às potencialidades das pessoas com deficiência e combater o preconceito e a discriminação.
Como marco de abertura da semana, na quinta-feira, 21, a Apae de São João Batista instalou duas faixas em pontos importantes da nossa cidade: uma na praça em frente à Prefeitura e outra na Paróquia, ao lado da Igreja Matriz, com o propósito de divulgar e reforçar a importância dessa mobilização junto à comunidade.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, mais do que um marco legal, é um compromisso com o esclarecimento, o diálogo e a visibilidade.
É uma oportunidade de mobilização social para aproximar a sociedade das múltiplas realidades vividas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo o enfrentamento do capacitismo e reafirmando que é dever de todos combater o preconceito, a discriminação e as exclusões históricas que ainda persistem.
E, neste ano de 2025, a Apae Brasil convida a sociedade a refletir e agir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.