A agricultura de Major Gercino foi fortemente atingida por uma torrencial chuva de granizo no fim de semana, que afetou a plantação de fumo na região conhecida como Alto Major, especialmente em Boiteuxburgo, Rio Café, Barra Negra, Diamante e Campinho.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Sabrina Abramovicz, além do fumo, o granizo também trouxe prejuízosnos parreirais de uva e nas plantações de milho e batata, porém em menor escala.
“Foi uma chuva que durou, aproximadamente, dez minutos. As pedras não eram grandes, mas o suficiente para causar estragos”, destaca, ao dizer que o granizo caiu no fim da tarde de domingo, 22.
A coordenadora informa que não houve prejuízos em residências. Com isso, a Defesa Civil Municipal não tem como buscar recursos para auxiliar os agricultores.
“Mesmo assim já preenchemos os relatórios que se fazem necessários quando ocorre esse tipo de situação e enviamos para a Defesa Civil Estadual”, diz.
Na chuva que caiu na sexta-feira, 20, o granizo afetou parcialmente a uva, em Pinheiral e Nova Galícia.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlene Aparecida Ribeiro Fuck foi procurada nesta semana pelos agricultores.
De acordo com ela, a maioria tem o seguro da Afubra que é a Associação dos Fumicultores do Brasil.
“Sabemos que eles não vão ter mais aquele lucro que era certo com a venda do produto, mas com este seguro já ameniza a perda”, analisa.
Remy Narciso Simão é extensionista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Major Gercino.
Ele também confirma que a maioria dos plantadores de fumo possui seguro da Afubra. “Ainda não temos os números dos prejuízos. Certamente a Afubra fará esse levantamento”, finaliza.