Na manhã desta segunda-feira, 15, os alunos do 5º Ano da Escola Municipal de Educação Básica João Bayer Sobrinho, do Distrito de Claraíba, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vasca, no bairro de mesmo nome, para saber mais como a água é captada, tratada e distribuída às residências de Nova Trento.
O diretor do Samae, Jair Ceccato, e o engenheiro sanitarista e ambiental, Mateus Davino Ferreira, coordenaram a visita e explicaram todos os processos de captação e tratamento. Na visita foi possível ver o funcionamento e as diferenças entre os filtros lentos e filtros rápidos, que realizam a retenção de partículas indesejadas.
Além disso, o engenheiro explicou como acontece o processo de desinfecção, que remove os microrganismos patogênicos por meio da adição de um agente desinfetante (cloro), prevenindo uma série de doenças de veiculação hídrica.
A mesma etapa também prevê a adição de flúor. Ambos os processos de dosagem ocorrem nos termos das exigências do Ministério da Saúde, assim como a análise destes componentes na água tratada.
A professora Denise Sborz Fantini e a coordenadora pedagógica Janete Aparecida Viana acompanharam a turma, que estuda em sala o tema da água.
“Os alunos puderam conhecer mais e tirar dúvidas, aprendendo mais sobre um trabalho tão importante para o município”, destacou o diretor da pasta. Atualmente, o município distribui diariamente uma média de três milhões de litros de água.