José Octavio Amorim, 60 anos, o Tavinho, é natural de São João Batista, e tem vida profissional marcada por atuar grande parte no setor calçadista. O primeiro emprego foi aos 17 anos, na empresa Teixeira Calçados de propriedade do saudoso Aurino Teixeira, onde aprendeu todo o processo da produção do calçado com o Beto Colioni. Lá exerceu a função por nove anos.
Após esse período, teve uma breve experiência profissional na Refinadora Catarinense, mais conhecida como Usina. Mas a verdadeira paixão era o calçado e isso fez com que ele retornasse ao setor.
Ao lado da esposa, do irmão e um amigo, foi montou em casa um ateliê de preparação de calçados. Nele efetuavam todo o processo de montagem e entregavam o produto pronto para ser comercializado.
Em 1997, decidiu fechar o ateliê e voltou a trabalhar como empregado na empresa N&C Calçados (Contramão), onde atuou por dois anos e meio no cargo de Montador. Em Seguida, trabalhou nos calçados Sheene na mesma função por mais três anos e meio e no Calçados Duarte por um ano.
Em 2004, em conversa com o amigo Arcelino, que na época era encarregado, recebeu a proposta para iniciar a jornada de trabalho na Indústria de Calçados Ala, no mesmo cargo de montador de calçados. Atualmente atua na parte de modelagem montando os modelos de amostra. Em 2023 Tavinho completou 19 anos de trabalho no Calçados Ala, em que exerce a função com muita responsabilidade, orgulho e gratidão.
Solenidade
A honraria que será entregue pelo Poder Legislativo tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes e já aposentados. A solenidade será na quarta-feira, 25, às 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores de Sã João Batista.