Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada encalhada na praia do Perequê, em Porto Belo, Litoral Norte de Santa Catarina. Esse já é sétimo indivíduo desta espécie registrada na região monitorada pela Univali de Penha, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, de acordo com o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).
O animal é considerado raro em regiões costeiras, e só se aproximam das praias na fase de desova, em época reprodutiva. No Brasil, os principais ninhos estão localizados no litoral norte do Espírito Santo. Esta espécie pode chegar a mais de 1,90 metro de comprimento, pesando até 500 quilos. O indivíduo encontrado em Porto Belo pesava 225 kg.
A espécie é uma das cinco tartarugas marinhas ocorrentes em águas brasileiras. Segundo a lista do Ministério do Meio Ambiente, o estado de conservação da tartaruga-de-couro é considerado criticamente em perigo para extinção.
O animal foi recolhido e levado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, para o exame de necrópsia. Segundo o PMP-BS, o cadáver já estava em estágio avançado de decomposição.
Conforme o projeto, se tratava de um macho subadulto (quando passou pela fase juvenil, mas ainda não possui as características típicas de um adulto, como o tamanho da cauda e da carapaça). Não foram observadas marcas externas aparentes.