Cristiéle Borgonovo
O Grupo de Escoteiros de São João Batista, fundado em 2001, é uma organização que há mais de duas décadas molda jovens e contribui com a comunidade local. Formado atualmente por 101 membros, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários, o grupo é um exemplo de dedicação e serviço comunitário.
A iniciativa de fundação foi do Chefe Escoteiro Padre Edgard, que em 1999 organizou um acampamento modelo em frente à Igreja Matriz de São João Batista, com a ajuda de radioamadores locais e escoteiros de Florianópolis.
Diversas reuniões durante o ano 2000 culminaram na fundação oficial em 6 de outubro de 2001. Inicialmente, sem uma sede fixa, os encontros aconteciam no sítio de um colaborador até que, em 2002, a Prefeitura cedeu uma sala no antigo Rodeio Municipal, no Bosque, onde o grupo está instalado até hoje.
Os encontros do grupo ocorrem todos os sábados à tarde, das 14h às 17h, na sede e no Bosque, com atividades regulares que incluem acampamentos, visitas e passeios. Essas atividades oferecem uma experiência rica e variada para os jovens.
Atualmente, 68 crianças e adolescentes participam ativamente das atividades, e ao longo dos anos, aproximadamente 300 jovens já fizeram parte do grupo. O escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculos políticos, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos.
A história do Grupo de Escoteiros de São João Batista é marcada por momentos significativos. “Um dos mais dolorosos foi o falecimento do Padre Edgard em 31 de maio de 2016. Ele era o guia espiritual do grupo e um grande incentivador, cuja carisma e sabedoria encantavam crianças e jovens”, destaca o presidente do grupo de Escoteiros Batistense, Miguel Arcanjo Paulista, 58 anos.
Ele também destaca marco positivo e de grande impacto foi o lançamento do Projeto Nova Sede em meados de 2021. Com a dedicação de membros comprometidos e o apoio da comunidade, doações, promoções e parcerias, o sonho da nova sede está prestes a se tornar realidade.
A inauguração, prevista para 12 de outubro de 2024, será um momento de celebração, especialmente com a inclusão do Memorial Padre Edgard.