Uma noite especial em reconhecimento ao trabalho voluntário de mais de quatro mil catarinenses foi celebrada na sexta-feira, 15, no salão do Esporte Clube Independente, em Cunha Porã, Oeste do Estado, com a realização de sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em comemoração dos 60 anos de atuação da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFECC). A solenidade foi realizada por iniciativa do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), e reuniu lideranças políticas, representantes de entidades de classe e profissionais da área da saúde.
Com foco na prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero e na orientação para realização de autoexame, a entidade está presente em 71 municípios catarinenses, onde são responsáveis por mais de 100 mil atendimentos a cada ano. Em seu pronunciamento, o deputado Mauro de Nadal enalteceu o empenho e a dedicação das integrantes da RFECC em prol da sociedade. “A rede é formada por voluntárias de todas as idades, pessoas de fibra, sempre batalhadoras e abnegadas em servir a sociedade catarinense por meio da causa comum de coordenar e cumprir ações de combate e prevenção ao câncer”.
O deputado fez um relato histórico da doença no mundo e no Brasil e as ações desenvolvidas no combate ao câncer, que vem evoluindo. “Com informação, as pessoas se sensibilizam e participam de iniciativas de apoio a pacientes. E aí está o papel fundamental da Rede Feminina de Combate ao Câncer.”
O parlamentar apresentou ao governador Carlos Moisés (sem partido), a proposta sugerida pela presidente estadual da entidade, Maria Círia Aragão Zunino, para que seja destinado um recurso financeiro permanente para auxiliar no serviço prestado pela RFECC. “Como é feito atualmente a destinação de um recurso do Fundo Social as Apaes de Santa Catarina talvez consigamos estender esse recurso as redes femininas”, destaca.
A importância do voluntariado
Na solenidade, quebrando o protocolo, a presidente estadual da RFECC, Maria Círia Zunino, a vice-presidente da entidade, Maria Cristina Dorigatti, e as secretárias Silvana Barros e Tânia Becker homenagearam Nadal e a esposa dele, Luciane de Nadal. Durante o evento foi apresentado o hino e a prece das voluntárias.
Círia, em seu pronunciamento, falou da importância do trabalho voluntário e fez um relato da fundação da entidade no estado. “A Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciou suas atividades em Santa Catarina em 1961, com o objetivo de atender, por meio de um grupo de voluntárias, mulheres vítimas da doença e internadas. Desde então, vem prestando relevante trabalho e mostrando a todos a importância da prevenção do câncer, principalmente do colo de útero e de mama”, analisa.
Ela solicitou à Alesc apoio para destinação de um auxílio financeiro permanente para manutenção do serviço voluntária da rede nos 71 municípios catarinenses onde atua. “A RFECC é formado por mulheres guerreiras e que são anjos que trabalham acolhendo pacientes com câncer.”
Outubro Rosa
A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de São João Batista segue com a programação do Outubro Rosa, no atendimento aos exames preventivos e rodada de conversas. No sábado, 31, às 9h, haverá a Caminhada Rosa, com concentração na Praça Deputado Walter Vicente Gomes, defronte ao Paço Municipal.