Neste domingo, 1º, será realizada a eleição unificada dos novos membros que vão compor os Conselhos Tutelares de todo o Brasil. Em São João Batista, 15 candidatos estão habilitados a concorrer (confira na lista abaixo). São cinco vagas em disputa para o mandato 2024/2028.
A possibilidade de voto é aberta a todo cidadão brasileiro, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. A escolha dos conselheiros tutelares ocorrerá, assim, por meio de votação popular. Apesar de não obrigatório, o voto de todos os cidadãos brasileiros é essencial. Em São João Batista, o único local de votação será na Escola da Silva Gomes. O eleitor com domicílio eleitoral terá que levar o título eleitoral e um documento com foto.
Responsável pela organização do processo eletivo em São João Batista, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reforça a importância da participação de toda a população batistense no processo de escolha dos representantes da sociedade que trabalham para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
Conforme destaca o órgão, os conselheiros tutelares têm a missão de garantir que as crianças e os adolescentes tenham os seus direitos respeitados, devendo atuar na proteção a todas as formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Os candidatos
* André Ricardo de Souza – 123
* Bruna Fontanelli – 468
* Bruna Roberta Pires Rodrigues Salvador – 702
* Dandara de Almeida Santos – 333
* Elenice Terezinha Mafra Juttel – 231
* Fatima Gisele da Silva – 414
* Flávio Strunck Rodrigues Barcelos – 777
* Gizelda de Azevedo da Silva – 222
* Josiane Maria Zunino Gerber – 500
* Josiel Soero de Oliveira – 177
* Lilian Corrêa da Silva Bangel – 301
* Sarah Santos dos Passos Lummertz – 119
* Ubirajara Silva Correia – 151
* Vanessa Maria Pscheidt – 127
* Vilson Pereira Filho – 390