A região Sul do Brasil enfrentou uma semana gélida, na primeira das três ondas de frio que devem marcar o inverno de 2021. Segundo a o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), esta estação será marcada por um tempo frio e seco.
E para amenizar o sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria de Assistência Social de São João Batista arrecadou durante esta semana, roupas de cama e vestuário para distribuir aos mais necessitados. A distribuição será neste sábado, 3, na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Tibúrcio Taurino Bozzano, nº 210, bairro Jardim São Paulo, das 8h às 12h. “Queremos agradecer a cada pessoa e as famílias que fizeram essas doações. Pode parecer pouco, mas essas doações são muito importantes para as pessoas que necessitam amenizar o frio durante esse período de inverno”, destaca a secretária, Rúbia Alice Tamanini Duarte. E para quem ainda não dou, é possível fazer essas doações, levando as roupas até a sede da Secretaria de Assistência Social.
Abrigo
Outra ação durante a semana foram as iniciativas voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Uma delas é o reforço na busca ativa e disponibilização, deste a noite de quarta-feira, 30, em espaço anexo ao Centro Municipal de Eventos (próximo à Rodoviária), de alimentação e abrigo para aqueles que precisarem e quiserem. “Durante a madrugada [quinta-feira], registramos um morador de rua que procurou o abrigo para ler um local menos frio para dormir”, informa.
A secretária destaca que a equipe da Assistência Social conversou com os moradores de rua informado-os sobre o abrigo e a alimentação disponíveis a esse público. “O que eles nos disseram é que, se caso necessitassem, eles procurariam ajuda, assim como já aconteceu. O que não podemos é proibi-los de estarem na rua