O livro “Memórias em Movimento: Histórias de Mulheres do Bairro Colônia Nova Itália, em São João Batista – SC” foi o destaque da quinta edição da Roda de Conversa realizada em 07 de agosto, às 19h, na Biblioteca Pública de Santa Catarina. A obra, de autoria da jornalista, historiadora e pesquisadora Marcia Peixe Vargas, integrou a programação comemorativa aos 150 anos da Imigração Italiana no estado, em um encontro que reuniu história, memória e cultura.
A obra, fruto de pesquisa desenvolvida no mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), utiliza a História Oral para registrar relatos e experiências de mulheres que tiveram papel fundamental na formação cultural, social e econômica de sua comunidade, mas que muitas vezes foram invisibilizadas nas narrativas oficiais.
O evento contou com a participação da professora Joana Maria Pedro, que assina o prefácio do livro e é referência nacional nos estudos da História das Mulheres, e de Malcon Gustavo Tonini, historiador, professor e doutorando em História, que atuou como mediador da conversa.
Durante o encontro, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de escrita da obra, refletir sobre a importância da preservação da memória feminina e dialogar sobre o legado das mulheres do bairro Colônia Nova Itália, em São João Batista.
Memórias em Movimento foi publicado pela Editora Viseu e integra um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc. Na ocasião, três exemplares do livro foram doados para o acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, garantindo que os leitores possam ter acesso à obra.