Juliano César
Mais de 50 pessoas participaram da reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor de São João Batista, sobre o Plano Diretor. O encontro, que realizou-se na noite de quarta-feira, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, teve a finalidade de ouvir a sociedade, e colher propostas para serem encaminhadas à Comissão de Revisão do Plano Diretor.
Depois de abrir a sessão e divulgar alguns atos administrativos do órgão, o presidente Lincon Davi Reinert transmitiu a coordenação dos trabalhos ao conselheiro Nelson Zunino Neto. O público compareceu em número superior à média – 55 presenças; a aprovação final de 2011 teve 87 – e participou ativamente. Marcaram presença vereadores, profissionais autônomos, e empresários do ramo da construção civil, do comércio e da indústria.
Membros da Comissão de Revisão também prestigiaram o evento e interagiram com o público, com diversas manifestações do presidente, que também é secretário do Desenvolvimento Econômico, Jean Kayser, e do advogado Fagner Nascimento.
Em razão da quantidade de temas, o coordenador Neto Zunino suspendeu a reunião depois de cerca de duas horas e meia, e anunciou que terá continuidade na próxima quarta-feira, 22.
Os tópicos faltantes incluem loteamentos, condomínios e regularização de ruas. Depois de concluídos os debates, o material será entregue à Comissão de Revisão como subsídio para a elaboração da minuta inicial.
O processo de revisão do Plano Diretor envolve uma série de reuniões técnicas e audiências públicas, e depois de todos os debates o texto final aprovado, será encaminhado ao prefeito que, por sua vez, enviará o documento como um projeto para a Câmara de Vereadores, onde a lei deverá ser aprovada.
O debate promovido pelo Conselho Municipal também inclui uma proposta de cronograma para a revisão, para que todo o processo seja encerrado ainda este ano.