Uma nova coleção de selos dos Correios foi lançada na quinta-feira, 12, com a estampa ‘Queijos do Brasil’, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os queijos, está o da região do Diamante, interior de Major Gercino. O prefeito Valmor Pedro Kammes, o Valmor do Pita (PSL), marcou presença no lançamento em Florianópolis.
Trata-se de um queijo produzido com leite cru, a uma altitude média de 700 metros, conferindo-lhe características especiais, influenciadas pela temperatura, umidade e suas pastagens nativas. É um queijo produzido por aproximadamente 25 famílias.
Outros queijos brasileiros marcam presença nesta coleção dos Correios. Um deles é o Queijo Artesanal Paulista. Considerado inovador, este queijo é uma sinergia entre produtores de diversas regiões do estado. Cada produtor possui suas características, história, rebanho, mas sempre com o mesmo propósito – levar ao consumidor produtos elaborados com técnica, qualidade e muito sabor.
Também há o Queijo Artesanal Serrano do Rio Grande do Sul. É considerado o primeiro Queijo com Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem do Brasil, é produzido localmente e em pequena escala com um modo de fazer passado de geração a geração. Exclusivo da região dos Campos de Cima da Serra de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o queijo artesanal Serrano é feito com leite bovino cru e integral. Por isso, possui sabor, aroma e textura bem peculiares.
Há ainda o Queijo Manteiga, do Rio Grande do Norte; Queijo Coalho, de Pernambuco; o Queijo Cabacinha do Araguaia, de Goiás; e o Queijo Minas Artesanal, de Minas Gerais.
Os oito queijos terão ilustrações de Angélica Gitana Batista Gomes, Fernando Coleho Sette Câmara, Fernando Kluwe Dias, Maria Luiza Giudicissi Valente, Remy Narciso Simão e Susete Oliveira Resende Ferreira, além da Associação dos Produtores Artesanais de Queijo do Serro. A arte final é de Jamile Costa Sallum, dos Correios.