A implantação em São João Batista do programa Defesa Civil na Escola tem uma importante etapa na noite desta quinta-feira, 19. A partir das 19h, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes (rua Ramão Pedro Rodrigues, s/n°), será realizado um encontro presencial para mobilização, motivação e orientação dos professores que se inscreveram no projeto.
Participarão docentes de 11 unidades de ensino da rede municipal e de uma unidade da rede estadual. A reunião contará com a presença especial de um dos idealizadores do programa, o coordenador de Defesa Civil da Região de Criciúma, Rosinei da Silveira.
“O principal objetivo do programa é que conteúdos relacionados à Defesa Civil se façam presente na comunidade escolar, para que se crie a noção de autoproteção e de proteção comunitária frente a ocorrência de eventos adversos. O encontro desta quinta-feira será para compartilhar ideias e experiências com os professores para, efetivamente, conseguirmos implementar o programa em São João Batista“, destaca Rosinei.
Promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com Instituto Federal – Campus Camboriú, a iniciativa conta, em São João Batista, com o apoio da administração municipal, por meio da coordenadoria de Defesa Civil e da secretaria de Educação. A primeira etapa do programa consiste na capacitação de professores, por meio de aulas on-line e atividades presenciais, para implantação dentro das escolas de ações voltadas à redução de risco de desastres.