Maria Odete dos Santos de Souza, 68 anos é batistense e durante toda a vida profissional atuou no setor calçadista. Moradora do Centro, recorda que o primeiro empego foi a Irmãos Santos, que tinha como um dos proprietários o Vavá, isso quando tinha 19 anos. Iniciou no setor de acabamento e com o passar do tempo atuou também na área do corte. Lá ficou por cerca de três anos.
Em seguida começou a trabalhar na pequena fábrica do tio Heitor Pereira, em uma popularmente chamada ‘Esquenta Orelha’, lá trabalho de costureira de calçado, por mais três anos. Com a experiência adquirida montou uma pequena empresa, nela produzia todo o calçado e as vendas aconteciam grande para a cidade de Blumenau.
Outro local no qual atuou foi na Fox Trote que era de propriedade do irmão. Lá trabalhou no setor de costura. Depois começou a fazer atelier de preparação e costura atendia fabricas de grande e pequeno porte. No ateliê trabalhou até a filha completar oito anos. Foi uma forma de poder trabalhar e cuidar da pequena.
Até 2010 exerceu a profissão de sapateira na Menina Rio, onde fazia a parte de costura, tiras e reposições. Ao sair da fábrica retomou as atividades no atelier até dezembro de 2022, onde se aposentou de vez do universo calçadista.
Solenidade
A honraria que será entregue pelo Poder Legislativo tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes e já aposentados. A solenidade será na quarta-feira, 25, às 19h30 no Plenário da Câmara de Vereadores de Sã João Batista.