Ocorreu na quarta-feira, 4, no distrito de Pinheiral, em Major Gercino, uma importante atividade ligada à valorização da vitivinicultura da região. O enólogo da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, Stevan Arcari, conduziu uma reunião técnica onde repassou conceitos básicos e práticos sobre a elaboração de diversos produtos obtidos da uva: como espumantes, frizantes, vinhos fortificados, graspas, brandys, vinagres entre outros.
O objetivo da atividade foi de possibilitar que os produtores de uvas e vinhos artesanais da região se familiarizassem com a técnica de produção de outros produtos que podem ser futuramente produzidos na região.
A atividade ocorreu a partir das 13h30, na sala de reuniões do antigo Seminário de Pinheiral. À noite, os participantes da reunião se encontraram no Bar Apolônia, onde ocorreu uma degustação guiada pelo enólogo Stevan com vinhos e espumantes de uvas piwi (uvas europeias resistentes a doenças fúngicas), vinhos da Indicação Geográfica de Bituruna/PR, vinhos da Indicação Geográfica dos Vales da Uva Goethe da região de Urussanga, além dos vinhos produzidos localmente.
Com isso foi possível comparar e avaliar a qualidade dos vinhos produzidos em outras regiões com os produzidos no município. Além disso, o grupo tem o interesse em valorizar cada vez mais a tradição centenária do cultivo da videira e da produção de vinhos coloniais ligados a colonização polonesa, ucraniana e italiana.
As atividades foram organizadas pela Epagri local e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino, com apoio da Prefeitura Municipal e Coopermajor. “Foi um momento muito rico de troca de experiências e histórias, sensações e aprendizado relacionados à cultura da produção de uvas e vinhos da região”, destaca o extensionista da Epagri, Remy Narciso Simão.