O campus do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) conta agora, com uma horta comunitária para o cultivo de hortaliças e chás de diversas espécies. O espaço integra o projeto de revitalização do campus e recebeu o primeiro plantio no sábado, 25, quando as primeiras mudas foram cultivadas pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da instituição.
A professora da disciplina de Paisagismo II, Alexssandra da Silva Fidelis, responsável pela primeira oficina de Horta Urbana, salienta que o espaço, além de estar disponível ao uso da comunidade, servirá como instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e, acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.
“Nosso intuito com a horta Espaço e Saúde é torná-la um ambiente de troca de saberes e estímulo para o encontro, envolvendo a comunidade acadêmica e externa e estreitando ainda mais essa relação entre a universidade e a população da nossa região”, salienta Alexssandra.
A horta também faz parte das ações do Comitê de Sustentabilidade da Unifebe e do compromisso da instituição com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (Onu), abrangendo três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Ter esse espaço na nossa instituição começou com um sonho, que foi abraçado por muitas pessoas, e logo em seguida se tornou um projeto institucional. Sábado colocamos a mão na terra e começamos a realizar este, que é apenas o início, da revitalização de todo o campus”, enfatiza a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.
Os estudantes prepararam o solo, delimitaram as áreas e plantaram mudas de couve manteiga, couve-escura, alface, manjericão, orégano, rúcula, chicória, camomila, capim-limão e hortelã-menta. Agora, a horta comunitária pode ser utilizada por estudantes, professores, colaboradores e moradores da região.