A sede da Associação dos Colaboradores da empresa Metais Mondelli, em Nova Trento, recebeu na noite de terça-feira, 12, o encontro bimestral do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Vale do Rio Tijucas. A segunda reunião plenária do ano contou com a participação do assessor e da interlocutora de responsabilidade social da Fiesc – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Sandro Volpato Faria e Jussara Maria Moraes Castilho.
Na ocasião, por meio de videoconferência eles apresentaram aos participantes, os projetos desenvolvidos pela Fiesc, voltadas ao terceiro setor que beneficiam a população. Entre eles destaque para os projetos: Fundo Social (criado para impulsionar o uso dos incentivos fiscais junto às empresas em prol do desenvolvimento social), Eu Voluntário (rede que conecta pessoas dispostas a ajudar às necessidades das comunidades) e Movimento Santa Catarina pela Educação (tem o objetivo de promover uma articulação com diversas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado).
De acordo com o coordenador-geral, Nelson Zunino Neto, o Fórum segue um caminho de estruturação. “Estamos articulando com pessoas que possam compartilhar seus conhecimentos com nossas entidades, como o exemplo desta noite, com a participação dos nossos amigos da Fiesc. Além disso, também estamos trabalhando para organizar uma agenda de capacitações por meio de worksohps a serem realizados por nossos parceiros”, destaca Neto.
Entre as tratativas também para este ano, Neto enfatiza que o grupo está em busca de uma sede e de uma pessoa que possa ficar à disposição das entidades. “Para todos nós, a palavra que ficou fixada em nossas mentes neste encontro foi empreendedorismo. Pois, por meio deste conseguiremos fazer crescer cada vez mais o Terceiro Setor, em nossa região”, destaca o voluntário.
Ao término das apresentações, ocorreu um momento para sanar dúvidas, seguida de coffee break oferecido pela associação Trento Lama e pela entidade anfitriã. A programação, prosseguiu ainda, com contribuições da coordenadoria do Fórum, por meio de orientações e encaminhamentos, do coordenador-geral Nelson Zunino Neto (Apae de São João Batista), do coordenador de captação de Recursos Orivan Jarbas Orsi (Associação Besenello), coordenador de Burocracia Jardel Correia (Grupo Escoteiro São João Batista), juntamente com o advogado, Kim Anderson Calil Garcia, do coordenador de Comunicação Anderson Garcia ( Comunidade Bethânia), juntamente com a Arquiteta Naiara Angeli e coordenadora de capacitação,Helãina Saraiva Leão.
Calendário 2022
Os encontros do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Vale do Rio Tijucas ocorrem de forma itinerante, nas cidades e sedes das entidades participantes. A próxima reunião está prevista para o dia 14 de junho, a ser realizada na cidade de Canelinha, em local a definir, bem como aos demais encontros nos dias 9 de agosto, 11 de outubro e 13 de dezembro.O fórum auxilia as entidades a buscar recursos, regularizar a burocracia, organizar eventos, melhorar a comunicação, receber treinamentos e trabalharem em conjunto.