Com uma carta endereçada aos pioneiros do amanhã e acreditando nas boas ações da humanidade, a estudante Rafaela Aparecida Pereira, de Canelinha, conquistou a etapa estadual do 53º Concurso Internacional de Redação de Cartas. A cerimônia de entrega de certificado foi realizada, na segunda-feira, 9, na Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva, bairro Moura, com a presença de alunos, professores e representantes dos Correios.
O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal e conduzido, no Brasil, pelos Correios. O tema deste ano foi “Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem”. Além do certificado de participação, Rafaela e a escola também receberam uma premiação de R$ 2,3 mil e R$ 2,5, respectivamente.
Rafaela conta que o apoio dos professores foi fundamental: “Eles sempre preparam os alunos para o futuro, conversam com a gente sobre temas atuais, são essenciais para ajudar no nosso desenvolvimento”. E o fato de gostar bastante de ler, acabou facilitando para exercitar a escrita e a criatividade. A estudante também lembrou do apoio da família: “É um pilar essencial. Às vezes nos sentimentos meio desanimados, mas a família está lá para nos dar força”.
A superintendente estadual dos Correios em SC, Elisiane Laurindo, esteve na cerimônia de entrega dos certificados. Para ela, o prêmio que a escola recebeu é uma prova do compromisso com a excelência na educação. Elisiane também parabenizou a estudante: “O esforço e o talento da Rafaela merecem aplausos e admiração. Que este concurso a motive ainda mais a desenvolver sua criatividade e aprofundar o amor pela escrita”.
Marilse Boni Roberti, diretora da escola, destacou que Rafaela é uma aluna muito dedicada, carismática e querida por todos. “Seu potencial é gigante. Quando fizemos o anúncio oficial do resultado aqui na escola, todos se emocionaram e ficaram felizes. Ela foi bastante aplaudida”, afirma a diretora. Além disso, para Marilse a vitória é uma forma de reconhecer os talentos e o trabalho do corpo docente, coroando todo a dedicação com a comunidade escolar.
Brasil já conquistou sete medalhas no concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é desenvolvido em quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
Os Correios participaram de quase todas as 52 edições anteriores, desde 1972. O Brasil já ganhou três medalhas de ouro (1972/1988/2006), duas pratas (1978/1980) e dois bronzes (1992/2015), além de ter recebido cinco menções honrosas. Na classificação internacional, o Brasil ocupa a segunda posição, superado apenas pela China, com cinco medalhas de ouro.
Em Santa Catarina, nas últimas edições do concurso, estudantes dos municípios de Braço do Norte, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Rio do Sul, São João do Oeste e Videira venceram a etapa estadual. Este ano, foi a vez de Canelinha se juntar à lista de cidades com estudantes vencedores da etapa estadual.