Com o objetivo de valorização do ser, de seu sentimento de pertencimento, da comunidade em que vive e culturalmente está inserido, a Escola Lídia Leal Gomes, ao longo do ano letivo, desenvolveu projetos que evidenciaram a história e a geografia das comunidades nas quais os alunos residem.
No projeto ‘Ser em foco’, uma parceria entre os professores Leovani Lotti Angeli e Malcon Gustavo Tonini, funcionários e estudantes, se dedicaram alguns meses a confecção e instalação de sinalizações indicativas, para serem instaladas por todo o distrito. A proposta faz parte da orientação pedagógica da Escola, de valorização do ‘mundo’ em que os alunos vivem, e também integra a proposta do Projeto Memórias da Colônia do Ensino Médio.
Dados históricos e geográficos obtidos, durante as pesquisas nas aulas de História, foram utilizados para integrar elementos culturais nas ilustrações das placas de madeira, confeccionadas nas aulas de arte e no contra turno. Foram contemplados, com as placas do projeto, os principais bairros de Tigipió, como Arataca e Colônia Nova Itália, e também as pequenas localidades nos arredores.
A Escola Lídia agradece aos moradores pela aceitação do trabalho, e também pelo cuidado e preservação das placas.