Cristiéle Borgonovo
A agulha passa sob o disco de vinil e o som da vitrola traz a calmaria de canções natalinas. Mais alguns passos, e o badalar do pequeno sino junto a uma cascata de águas cristalinas anunciam que o espírito de Natal transborda na casa da família Darós, na Rua Bepi Darós, em Nova Trento.
O casal Sandra Cipriani Darós, 52 anos e Ademar Darós, 50, o Dema, e também a pequena Maria Joana Darós, de 11 meses, abrem os portões de casa para receber a comunidade que deseja visitar o presépio que recebeu o nome de Presépio das Marias.
O nome é uma homenagem a filha e também a ‘bisnona’ paterna, Maria Gon, que confeccionava as peças majestosas de argila e coloria com tinta de forma totalmente artesanal. Essas que ainda estão presentes no presépio. Também Maria Cipriani, a ‘bisnona’ materna que até hoje toda família mantém a tradição de montar os presépios passados para a filha, netos e bisnetos. “E também uma homenagem a Maria de Nazaré, a mãe do menino Jesus”, destaca Sandra.
O casal revela que sentem uma verdadeira paixão em montar o presépio. Desde a escolha do local ideal, a estrutura e a coleta dos elementos naturais, como musgos, bromélias, parasitas, ninhos, galhos secos, barba de velho, areia de praia, e etc.
Para eles manter essa tradição viva todos os anos remete ao tempo mágico da infância. “E principalmente revivemos os magníficos momentos mágicos vividos com nossos entes queridos. Todo presépio é lindo, pois carrega consigo uma história única”, explica Dema.
E é justamente esses sentimentos, de gratidão, preservação histórica cultural, união familiar e de manter viva essa tradição tão forte dos descendentes trentinos, que todos os anos a magia do Natal exala pela casa dos Darós.