Na quarta-feira, 5, a Prefeitura de São João Batista iniciou uma reforma na ponte em Arataca. O principal acesso dos moradores ao bairro está interditado desde 3 de fevereiro, nas proximidades da igreja Assembleia de Deus, devido a um problema na cabeceira.
Inicialmente, a ponte passaria por uma reforma, mas poucos dias depois, parte da estrutura de concreto caiu. Devido a manifestações dos moradores, a prefeitura iniciou uma reforma, com recursos próprios, para tornar viável a trânsito no local.
Entretanto, a intenção é que seja construída uma nova travessia para substituição. A previsão é de que a obra seja iniciada até 15 de agosto, obedecendo o que prevê a legislação eleitoral.
A nova ponte a ser construída terá recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Jerry Comper (MDB), que já visitou o local juntamente com os vereadores Milson da Silva e Juliano Peixer, e o vice-prefeito Pedro Alfredo Ramos.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, como o trâmite para o repasse do recurso do estado está demorando, a administração municipal buscou uma maneira de solucionar, temporariamente, o problema da população.
Desde a interdição, os moradores locais precisam utilizar um desvio pela localidade de Lua. Porém, como o acesso é por uma estrada estreita, gera transtornos para os motoristas.
Moradores se manifestam
Na semana passada, após reportagem do jornal Correio Catarinense que trouxe relatos de moradores sobre a situação vivenciada há seis meses, uma faixa foi fixada na cabeceira da ponte.
A faixa traz uma mensagem diferenciada ao prefeito do município, que diz: “Parabéns ao prefeito Daniel Netto Cândido. A Arataca está abandonada, além de ter nos deixado sem campo de futebol, estamos sem essa ponte há seis meses e as estradas estão no mato, cheias de buraco. A política está chegando e nada foi resolvido. Ass: bairro Arataca”.
O prefeito também gravou um vídeo direcionado aos moradores, informando sobre as melhorias que serão feitas no local nos próximos dias.