A passagem de um ciclone tropical ocasionou uma série de estragos no interior de São João Batista na tarde desta quinta-feira (09). Conforme relatório parcial da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o evento climático causou a interdição da ponte pênsil do bairro Colônia Nova Itália, destelhamento e queda de parte do forro da Capela Mortuária de Tigipió e o destelhamento do galpão de máquinas da Intendência de Tigipió, atingindo um veículo pertencente ao Município.
Já na Escola Professora Lídia Leal Gomes, pertencente à rede estadual de ensino, partes do forro da cozinha, da biblioteca e do refeitório da unidade caíram. Na SC-108, houve a necessidade de remoção de árvores para liberar o fluxo de veículos e também a implantação de sinalização provisória em alguns pontos.
Na área central da cidade, o Centro Administrativo da Rodoviária ficou alagado devido à obstrução de uma calha. Além disso, uma residência situada no bairro Timbezinho teve de ser interditada. A família que residia no local, composta por uma mãe com seis filhos, foi orientada a pernoitar na casa de familiar. O caso foi repassado para acompanhamento por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nesta sexta-feira (10), representantes da Defesa Civil Estadual devem vir a São João Batista para verificar in loco a situação. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura também já estão atuando na limpeza emergencial da SC-108.
A previsão do tempo para esta sexta-feira (10) indica a possibilidade de temporais isolados com rajadas fortes de vento, raios e granizo em todo o Estado entre a tarde e a noite. Ocorrências podem ser informadas pelo 193 ou pelo whats (48) 99176-8891 (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil). Pelo canal t.me/defesacivilsjb (Telegram) é possível receber alertas da Defesa Civil Municipal.