O Vale do Rio Tijucas criou 214 vagas de empregos com carteira assinada em julho. A informação é do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, na sexta-feira, 21.
Apenas o município de São João Batista permaneceu com dados negativos, sendo que, das 155 admissões no mês, 189 empregados foram demitidos de suas funções.
Apesar da notícia, no geral, ser boa, após alguns meses de dados negativos, o acumulado do ano, no Vale, ainda está com saldo negativo de 1866, sendo que das 8.789 admissões feitas até julho, 10.655 pessoas foram desligadas dos empregos.
O setor que mais contratou em julho, na região, e manteve um saldo positivo maior de empregos formais foi a construção civil, seguido da indústria, comércio e serviços.
Ano em recuperação
A crise provocada pela pandemia do coronavírus vem, aos poucos, sendo superada pelo setor empresarial. Em Tijucas, desde janeiro até julho, o município já criou 54 empregos formais, e Canelinha já foram 70 novas vagas.
Entretanto, São João Batista é o município da região que ainda mais sofre com a crise. Das 2.758 admissões desde o início do ano, 4.442 pessoas foram desligadas dos empregos, ficando com saldo negativo de 1.684.
Nova Trento vem na sequência com 273 desempregados, quando, após ter 1.986 admissões, precisou desligar 2.259 pessoas. Major Gercino também sente os efeitos da crise em menor escala. Das 99 admissões desde o início do ano, já foram feitos, até julho, 132 desligamentos.
Diversificação e inovação
Os municípios vêm buscando alternativas junto às entidades representativas de classe para tentar driblar o momento e trazer novas oportunidades para a população.
Em São João Batista, por exemplo, a Indústria Brasileira de Munições (Inbramun) segue com o processo de instalação. Uma nova empresa que promete gerar mais de 100 vagas de empregos e diversificará a economia do município, hoje voltada, especialmente, ao setor calçadista.
Além disso, para fomentar o já consolidado setor calçadista, os empresários se uniram ao Sindicato das Indústrias de Calçados (Sincasjb) para a realização da 1ª edição da Conecta SC Trade Show, uma feira 100% digital, que reunirá marcas a clientes de todo o mundo.
Diferente das edições presenciais, a Conecta SC Trade Show ocorrerá durante uma semana, de 21 a 25 de setembro.
Novo Caged
O Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.