A cor rosa saiu de cena para dar espaço ao azul. O mês de novembro é conhecido nacionalmente como Novembro Azul, uma maneira de voltar as atenções ao câncer de próstata, que acomete a saúde dos homens.
Em São João Batista, desde meados do ano passado, está em funcionamento a Rede Masculina de Combate ao Câncer, que tem como foco atuar na prevenção do câncer de próstata, bem como em outras diversas doenças comuns nos homens.
O coordenador do projeto, Juvenal Martini, reforça que o objetivo é fazer com que os homens se cuidem um pouco mais e estejam atentos para sentirem os sinais do corpo. “Novembro é um mês que os homens ganham um atendimento diferenciado para que realmente possam se cuidar, pois um homem que se cuida, se ama”, diz.
Devido à pandemia do coronavírus, Martini informa que foi impossível realizar ações presenciais durante o mês, mas que a campanha de prevenção permanece. “Hoje temos mais de 30 pessoas que participam da diretoria e voluntários, e grande parte são pessoas do grupo de risco. Então para evitar problemas, preferimos adiar nossas ações para o próximo ano”, revela.
A intenção, segundo o coordenador, é realizar uma carreata, semelhante à que foi feita pela Rede Feminina, no fim do mês. “Ainda estamos definindo detalhes e data”, informa.
A secretária de Saúde, Karin Leopoldo, informa que uma programação havia sido montada para o mês de novembro. Entretanto, devido a nova classificação de risco da região para a Covid-19, as ações foram suspensas. “Apenas fortaleceremos os atendimentos no Centro de Triagem de Covid”, destaca.
Projetos futuros
Desde a implantação da Rede Masculina no município, Martini conta que foram planejados diversos projetos para realizar juntamente com a Rede Feminina.
Para marcar a implantação da instituição, ainda no ano passado foram realizadas uma série de palestras nos bairros e uma palestra com um médico urologista, no Centro Cultural. “Queremos fazer novamente esta programação no próximo ano para estarmos mais próximos das pessoas”, diz.
Até março, a diretoria e voluntários da Rede Masculina reuniam-se todas as segundas segunda-feira de cada mês. Mas, com a pandemia, elas foram canceladas.
Ele acrescenta que existe um projeto para a construção de uma sede que abrigará as Redes Feminina e Masculina, onde serão realizados exames preventivos em homens e mulheres. “Já temos o projeto, mas neste ano, devido à pandemia e eleições, não aconteceu. Mas já tivemos muitas conquistas, e a principal foi de levar informações para as pessoas sobre a prevenção”, diz.