Em 26 de fevereiro de 2005 circulava pelas ruas do Vale do Rio Tijucas a primeira edição do Correio do Vale. Um jornal impresso que veio para transformar o jeito de informar na região. Inicialmente, de forma quinzenal, o periódico reunia as principais notícias para passar ao leitor.
Após alguns meses, percebendo a necessidade de estar mais presente no cotidiano da população, o jornal passou a ser semanal. E, em 14 de outubro de 2006 mudou o nome para Correio Catarinense.
Fundado por Sílvio Eccel e Helder Mondardo, o impresso teve como missão levar a informação correta e com ainda mais credibilidade. “Foi bastante desafiador no início, porque eu não sou da área de comunicação, sou administrador, apenas o Silvinho tinha um pouco mais de experiência por ter a rádio. Mas montamos uma boa equipe e seguimos”, lembra Mondardo.
Cerca de seis anos depois, Silvinho repassou a parte dele para a irmã Rosane Eccel, a Mana. Uma nova fase iniciou no Correio Catarinense, com o fortalecimento de assinaturas e novas parcerias comerciais firmadas. “O jornal, na época, estava em uma situação financeira complicada, então sentimos certa dificuldade, mas o meu desejo de ver, realmente, funcionar, era maior”, diz Mana.
Além de informar com credibilidade, Mana colocou mais um propósito ao projeto: contribuir com a sociedade em melhorias. “E foi isso que me fez ficar com o jornal até 2012, quando então decidi seguir na minha área de corretora de imóveis e securitária”.
Durante o período em que permaneceu com o impresso, Mana conta que buscava nos bairros mais carentes histórias que mereciam voz e vez. “O jornal é muito isso, tem essa função social”, diz.
Para ela, o jornal impresso tem um papel fundamental na sociedade. “É algo que não se apaga, o que se conta ali fica guardado para sempre”, avalia.
Helder ressalta que os conteúdos jornalísticos passaram a ser melhores produzidos e ganharam mais força, sem vínculos político. “Fizemos um grande trabalho para tornar o jornal o mais imparcial possível e ganhar a confiança dos leitores”.
Mesmo longe do jornal, Mana afirma que se sente muito feliz em ver que o Correio Catarinense permanece atuante na região. “Foram muitas noites sem dormir, muita pressão política, mas sempre tivemos o cuidado de ouvir os dois lados. Meu desejo ao jornal é que tenha muito sucesso e renovação sempre, tenho grande carinho, pois foi como um filho para mim, que cresceu e é muito respeitado”.
Dificuldades no percurso
Até 2019 Helder permaneceu na direção do Correio Catarinense, onde vivenciou momentos marcantes na história do Vale. Mas também, enfrentou dificuldades e superou obstáculos. “Na época em que o jornal foi fundado não tínhamos tanta concorrência. Mas com a era digital foi cada vez mais difícil, pois se tornou necessário atualização constante. Além disso, a parte comercial sofreu com as crises econômicas do país”, recorda.
Apesar de não ser da área da comunicação, Helder criou grande apreço pelo jornal. Por isso, assim que decidiu deixar a direção do Correio Catarinense, o administrador teve a preocupação em repassar a alguém que tivesse a mesma paixão. “Queria que essa nova pessoa mantivesse o mesmo ritmo e não deixasse o jornal morrer. Quando conversei com o Juliano, fiquei bastante feliz, porque sei que continuaria um trabalho legal”, diz.
Nova gestão
Em 1° maio de 2019 o jornal Correio Catarinense iniciou uma nova história. Desta vez, escrita pelas mãos de Juliano Cesar dos Santos, que assumiu a direção. Junto a equipe de diagramação, redação e comercial, o periódico passou a planejar as novidades para marcar os 15 anos.
“São vários os desafios, o primeiro é aquilo que Helder falou, manter o jornal nas mãos de uma pessoa da área e dar continuidade ao projeto em meio a era digital. Sabe-se que o jornal não é um veículo de massa, mas sim mais culto, com sua importância na função social e cultural para a cidade”, revela Juliano.
E segundo, foi dar uma cara nova ao jornal, deixando mais presente nas redes sociais, com novo site e projeto gráfico, para ficar ainda mais próximo do leitor.
Outro grande desafio enfrentado pelo diretor nesse quase um ano foi aprender a administrar a empresa e pessoal. “É muito difícil administrar uma microempresa, pois culmina também com meu trabalho de jornalista em rádio, onde preciso me dividir. Mas é um desafio gostoso, porque também me faz sair da zona de conforto e tenho aprendido muito”, diz.
Uma nova era
Desde quarta-feira, 26, quando o jornal Correio Catarinense completou 15 anos, uma nova identidade visual foi apresentada aos leitores. A intenção é tornar o nome do Correio ainda mais forte em toda a região, e ser ainda mais conhecido por sua marca.
Já nesta sexta-feira, 28, mais novidades são reveladas, como o novo projeto gráfico do jornal impresso, que passou a ser totalmente colorido. Ambos foram desenvolvidos pela Agência FreeLab.
A partir de agora, o jornal conta com um novo símbolo, que representa a união entre informação, iniciais CC e jornal impresso. “Recebemos a missão de realizar um redesign na identidade visual, pensando na otimização e aplicação da marca em diferentes situações, mantendo a mesma identidade em todas”, explica a designer gráfica, Giovana Buch.
Páginas coloridas
O designer gráfico, Djoni Paul Richter, responsável pelo novo projeto gráfico, ressalta que a marca foi redesenhada de forma minimalista, pensando também, na versatilidade. “Com a rapidez que a informação é transmitida digitalmente, o projeto gráfico impresso também precisou ser otimizado, resultando em uma leitura mais leve e rápida”, detalha.
Acompanhando a simplicidade e leveza do projeto gráfico, a diagramação também foi otimizada para acompanhar a agilidade das matérias online em uma versão impressa, leve e atrativa visualmente.
Como inspiração visual, Richter revela que utilizou de várias marcas que também estão em processo de redesign. “Todas focando em marcas mais minimalistas e conceituais”, destaca.
Com a repaginação do impresso, o Correio inicia uma nova era, trazendo novos conteúdos e ainda mais entretenimento ao leitor. “Já era uma necessidade do jornal, e agora conseguimos colocar em prática. Incluímos neste novo projeto um espaço para obituário, agenda de eventos e horóscopo, que era uma demanda bastante solicitada por nossos leitores”, informa Juliano.
O novo projeto gráfico colorido busca também atrair novos parceiros da região, com mais espaços comerciais que darão ainda mais visibilidade às marcas. “Como se trata de uma empresa privada, lógico, precisamos de parceiros para poder manter nosso trabalho. Por isso, prezamos muito pelos nossos parceiros anunciantes e também os assinantes”, acrescenta.
Correio digital
As mudanças no jornal não se limitaram somente ao impresso. Em tempo em que a tecnologia está cada dia mais presente, o Correio não mediu esforços para se atualizar, e para isso, desenhou um novo site.
Agora, o site ganha também novo endereço no correiocatarinense.com.br. Neste espaço digital, o leitor poderá acompanhar as notícias diárias, com atualizações de toda a região. Ainda, encontrará os colunistas do impresso no digital. Poderá interagir, dar sugestões e contribuir para o crescimento do jornal.
O novo site, desenvolvido pela Agência ZHF Mídia Digital, traz a mesma identidade do impresso, e remete, inclusive, ao novo projeto, com as cores e layout.
Ainda em fase de adaptações, o site também dará destaque aos parceiros comerciais, e agora, acompanhando as atualizações, é responsivo para smartphones e tablets.