Nesta semana, os serviços de terraplenagem para instalação da Indústria Brasileira de Munições (Inbramun) tiveram continuidade, em São João Batista. Esta será a segunda empresa deste ramo no país.
Por meio da Lei Municipal nº 3.857, que estimula a instalação e expansão de empresas, o município fez a concessão de um terreno situado entre os bairros Krequer e Carmelo para a empresa. O ato também teve autorização da Câmara de Vereadores ainda em julho de 2019.
Na sessão de segunda-feira, 20, os vereadores ainda aprovaram a abertura de um crédito adicional para a Secretaria de Desenvolvimento, de R$ 200 mil, para a instalação de novas empresas, que inclui a Inbramun.
As tratativa das empresa com o município iniciaram ainda em 2018, quando foi repassado o plano de trabalho e negociada a desapropriação do terreno para cessão de uso.
Para possibilitar a instalação, a empresa precisa, ainda, apresentar uma documentação ao Exército Brasileiro e Ministério da Defesa.
O representante da empresa, Guilherme Lanzarini Marcellos estima que os investimentos na cidade cheguem a R$ 30 milhões. “Se tudo der certo com as autorizações que buscamos junto a vários órgãos, entre eles, o Exército Brasileiro, acreditamos que a instalação da empresa aconteça até fim do ano”. A Inbramun deverá gerar em torno de 170 empregos na cidade.
Como a empresa proverá a segurança dela mesma e de toda a região em que está abrigada, será um braço para a área da segurança no município.
Diversificação da economia
Antes de buscar por novas empresas para se instalarem em São João Batista, o prefeito Daniel Netto Cândido explica que o município se organizou para recebe-las. Com isso, foi criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que conta com a participação de empresários locais.
E, ainda, foi criada a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-SC, para auxiliar os microempreendedores e demais pessoas que desejam empreender na cidade.
Como São João Batista tem a economia voltada para a produção de calçados e componentes, a chegada de empresas de outros segmentos alavanca também a economia, com entrada de mais receitas e impostos, especialmente o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “Sempre apoiamos o setor calçadista, mas paralelo a isso buscamos a diversificação da economia”, destaca o prefeito.
Recrutamento de pessoal
O jornal Correio Catarinense tentou entrar em contato com a Inbramun para ter mais informações sobre a empresa e recrutamento de pessoal. Entretanto, até o fechamento desta edição não obteve um retorno.
Pela página do Facebook, em janeiro de 2019, o departamento de Recursos Humanos da empresa divulgou aos cidadãos batistenses e demais interessados no processo de recrutamento e seleção, que devem encaminhar o currículo para o email [email protected].