O Vale do Rio Tijucas já conta com mais de 180 casos de coronavírus (Covid-19). O primeiro município a registrar a doença foi Tijucas e, até o momento, o único sem registros positivos é Major Gercino.
Do dia 1º de junho até quarta-feira, 17, última atualização antes da publicação desta matéria, os casos no Vale tiveram um aumento de 438%, sendo que, de 34 casos em toda a região passou para 183.
Tijucas é o município com maior número de casos, seguido de Canelinha, São João Batista e Nova Trento. As duas mortes que ocorreram na região foram em Tijucas, de um homem de 68 anos, e a outra registrada em São João Batista, de uma idosa de 78 anos.
Dos 183 casos registrados até a noite de quarta-feira, 17, no Vale, 99 eram mulheres e 84 homens, incluindo crianças nos gêneros.
A faixa etária com maior incidência de casos na região é de 30 a 39 anos, com 50 positivados, seguida de jovens de 20 a 29 anos, com 34, e 40 a 49 e 50 a 59 anos com 28 casos cada.
A cada teste positivo que vem do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Vigilância Epidemiológica dos municípios realiza a triagem nos contatos diretos e que apresentam algum tipo de sintoma, usando os testes rápidos. Esses contatos são indicados pelo próprio paciente positivado.
O que tem se observado nas últimas semanas é que muitos pacientes têm passado para os familiares próximos. Por isso, é importante seguir as instruções da Secretaria de Saúde e permanecer em isolamento até mesmo da família, em um cômodo isolado dentro de caso, para pessoas que não necessitam da internação.
Nas últimas semanas, os municípios da região também perceberam uma demora do Lacen em analisar os exames, possivelmente pelo aumento da demanda de casos.
Casos curados
Dos 183 casos positivos no Vale do Rio Tijucas, até quarta-feira, 17, 79 estão curados. Ou seja, já passaram da fase de transmissão e retornaram com a rotina normal. Outros 104 ainda se recuperam da doença e se mantém em isolamento social.
DADOS DO VALE DO RIO TIJUCAS
Faixa etária
Ativos e curados
Gênero