Teve início nesta terça-feira, 20, no Centro de Treinamento da Epagri em Florianópolis (CETRE), o curso Flor-e-Ser, promovido pela Epagri – Gerência Regional de Florianópolis e ministrado pela pedagoga Martha Correia. A formação terá encontros mensais até outubro e é voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no meio rural.
O conteúdo abrange temas como práticas colaborativas, planejamento e gestão de negócios, empreendedorismo, políticas públicas para mulheres, educação financeira, questões de gênero, educação socioambiental, entre outros. Estão previstas rodas de conversa com mulheres empreendedoras do meio rural, do mar e artesãs, além de visitas técnicas a propriedades rurais e do litoral.
O município de São João Batista está representado pelo grupo Mulheres Unidas Batistenses, composto por Márcia Reinert (Colônia Nova Itália), Joana Zunino (Fernandes), Erani Zunino (Colônia Nova Itália) e Jordane Leal (Ribanceira do Sul). A abertura do curso contou com a presença do secretário municipal da Agricultura, Marcelo Xavier, e da secretária de Assistência Social, Simone Vargas Mazera, assim como da assistente social Naldir da Silva Alexandre.
Durante o curso, as participantes receberão acompanhamento técnico da extensionista rural da Epagri em São João Batista, Ana Veloso, para a elaboração de planos de negócios voltados às atividades que desenvolvem em suas propriedades. Esses projetos terão apoio do programa Jovens e Mulheres em Ação, que busca promover autonomia econômica, autoestima e independência financeira das participantes.
A extensionista social da Epagri em São João Batista, Marines Simone Richwicki, destaca a relevância da capacitação para o enfrentamento dos desafios cotidianos da agricultura e do artesanato. Ela avalia, ainda, que a integração entre a Epagri e as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social contribui para o fortalecimento das ações planejadas para o ano de 2025.
