Em dezembro de 2019, moradores e comerciantes das ruas Benjamim Duarte, Getúlio Vargas e Nereu Ramos, no Centro, fizeram um abaixo-assinado, destinado ao prefeito Daniel Netto Cândido, para solicitar melhorias, especialmente na rede de esgoto fluvial das vias.
O documento, encabeçado pelo empreendedor Sérgio Cerutti, da loja Petipé, traz a revolta de 189 moradores e comerciantes com o descaso da manutenção das ruas. Ele informa que em épocas de chuvas todos se sentem prejudicados, pois ficam poças de água na rua, e quando seca, além da lama, sobra a poeira.
“Sem contar a areia e o mato crescendo na beira da estrada. Se a máquina de limpar passasse uma vez no mês, já resolveria esse problema, mas nem isso”, lamenta.
O abaixo-assinado foi entregue em 27 de janeiro diretamente para a Assessoria de Gabinete do prefeito. “Ficou do prefeito marcar uma audiência conosco, mas até agora nada. Por isso, pedimos também ajuda dos vereadores para cobrar essa situação”, diz.
Melhorias
No documento, os reclamantes solicitam à prefeitura devidas melhorias para as bocas de lobo que estão entupidas, o que acarreta em alagamentos das ruas nos dias de chuva, e também geram mau cheiro.
A areia que fica nas estradas causam lama e lodo nas calçadas e asfalto em dias de chuva, por isso, precisaria varrer esses resíduos para evitar esse problema. “A poeira e sujeira nas ruas de acesso a entrada e saída principal da cidade merecem total atenção”, avalia Cerutti.
Para evitar as poças, os moradores e comerciantes também sugeriram a liberação das rampas de acesso nas calçados para ocorrer o escoamento das águas. “Seria importante haver a limpeza das ruas semanalmente, e também, a prefeitura deveria pensar em padronizar as calçadas, como fez em alguns bairros que receberam pavimentação, para deixar nosso Centro mais bonito também”, avalia o comerciante.
Cerutti ressalta que a decisão de realizar o abaixo-assinado se deu após ter ido procurar o setor de infraestrutura da prefeitura, mas não ter as solicitações atendidas. “O que nos moveu a levar ao setor público o abaixo-assinado e diretamente a pessoa do prefeito, é a certeza de que as solicitações sejam atendidas”, pontua.
Retorno
O jornal Correio Catarinense procurou a prefeitura por meio do Departamento de Comunicação. Porém, até o fechamento desta edição não recebeu nenhum retorno aos questionamentos encaminhados.