Com muita música, vinho e comidas típicas, a 29ª edição da Incanto Trentino, a festa das tradições trentino-italianas, começa na próxima quinta-feira, dia 27 de julho, com uma série de apresentações culturais e shows regionais e nacionais para todos os públicos. Na abertura, a apresentação inicial será com a Camerata Florianópolis, a partir das 19h30. O concerto promete encantar o público com os clássicos da música sertaneja. A coordenação será do maestro Jeferson Della Rocca, com a participação dos cantores Bia Barros, Manoela Balan, Dudu Fileti e Gui Botelho e com arranjos de Luiz Zago. A entrada será gratuita.
Em seguida, acontece a cerimônia oficial de abertura da Incanto Trentino, com a presença de diversas autoridades e com a tradicional sangria do barril de vinho e o tombamento da polenta. A festa trentino-italiana é realizada pela Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e acontece de 27 a 30 de julho, e de 03 a 06 de agosto, no Centro de Eventos Cremilda Tridapalli.
“Estudamos muito todas as possibilidades de atrações para a festa e decidimos por apresentações que pudessem agradar os públicos de todas as idades e gostos. A Camerata Florianópolis fará um concerto que, acredito que será inesquecível. Além disso, não vamos esquecer das apresentações culturais com nossos grupos folclóricos e bandas típicas que tanto nos orgulham”, anunciou o prefeito, Tiago Dalsasso.
Os maiores shows da festa acontecerão no palco principal e, em frente ao mesmo palco, serão realizadas as apresentações culturais. Além disso, a área de gastronomia também contará com um palco para apresentações, vários estandes com comidas típicas, bebidas e artesanato local.
Nos intervalos dos shows, no pavilhão central, serão realizadas as tradicionais competições, como serrador, estilingue, chope e vinho em metro e muitas outras, que até hoje são lembradas pelas famílias neotrentinas.
Lembrando que, no dia 06 de agosto, às 10h, acontece o Tradicional Desfile pelo centro da cidade e a partir das 16h, no Palco Principal, serão escolhidas as realezas mirins e adultas que representarão a 30ª Incanto Trentino.
Gastronomia típica
Outra grande atração da festa é a gastronomia. Queijos, salames e geleias fabricadas por famílias do município, bem como todas as marcas de vinhos de Nova Trento e da cervejaria da cidade, estarão sendo comercializadas na festa.
Com o setor de gastronomia ampliado, o público terá mais opções de refeições, como massas, pizzas e polenta. Aliás, na abertura da Incanto Trentino, o público poderá saborear o tradicional prato Polenta com Linguiça, a partir das 18h.
Haverá ainda um espaço especial para servir o prato típico da festa que é o Piatto Nostrano ou “Prato Nosso”, como é comum usar no dialeto italiano para algo nosso, feito em casa ou artesanal. O Piatto Nostrano é servido com a tradicional polenta brustolada, que é a polenta cozida e, depois de fria, cortada em fatias e assada na chapa até formar o brustolado, que são aqueles pontinhos mais escuros, típicos daquilo que é assado na chapa ou na grelha.
Ainda acompanha o queijo, que no caso é a “tosella”, que é uma fatia de um queijo branco fresco, frito na manteiga; a lugànega, que é a linguiça, e dela é feita a massa da lugànega ou a pasta da linguiça. Depois é feita uma polpetta, um bolinho, que é achatado, assado e servido com as verduras comuns da temporada.
Entrada gratuita e valor do ingresso
Nos dias 27 e 28 de julho e 03 e 04 de agosto, as entradas são gratuitas das 17h às 19h e nos dias 29 de julho e 05 de agosto, das 10 às 17h e 30 de julho e 06 de agosto, das 10h às 14h, o público também não paga ingresso.
Nos demais dias e horários os ingressos custam R$ 20,00. Estudantes, idosos e todos os públicos previstos em Lei terão garantidos o meio ingresso. Quem for à festa com traje típico também terá entrada gratuita.
“Só tenho a dizer que este evento será um sucesso. As expectativas estão altas e teremos diversas atrações, desde o público mais jovem até o público adulto. Convido todos os moradores, visitantes e turistas para curtir a festa que é de todos nós”, declarou a presidente da comissão organizadora e secretária de Cultura e Turismo, Marileia Cipriani Tomasoni.